DIFERENÇAS ENTRE PILATES CLÍNICO E TRADICIONAL

Pilates- fisioterapeuta auxiliando paciente com mobilidade das costas

O pilates é um método de exercício físico que foi desenvolvido por Joseph pilates na década de 1920. O método tem como objetivo melhorar a força, a flexibilidade e a postura do praticante. Com o tempo, surgiram variações do pilates, como o pilates clínico e o pilates tradicional. Embora os dois métodos tenham muitas semelhanças, existem diferenças significativas entre eles.

 

ORIGEM E DESENVOLVIMENTO

O pilates tradicional foi desenvolvido por Joseph Pilates e é baseado em sua filosofia de condicionamento físico. Já o pilates clínico foi criado por fisioterapeutas que adaptaram o método para o tratamento de lesões e disfunções musculoesqueléticas.

 

OBJETIVOS

O objetivo do pilates tradicional é melhorar a forma física geral do praticante, incluindo força, flexibilidade, equilíbrio e postura. E o pilates clínico, é voltado para a reabilitação e prevenção de lesões.

 

PRESCRIÇÃO

No pilates tradicional, os exercícios são prescritos com base nas necessidades e objetivos do praticante. No pilates clínico, os exercícios são prescritos com base nas necessidades e objetivos do paciente, levando em consideração as suas limitações físicas e histórico médico.

 

EQUIPAMENTOS

O pilates tradicional é feito em equipamentos específicos, como o reformer, cadillac e a chair. O pilates clínico pode ser feito em equipamentos de pilates tradicionais, mas também pode ser feito com equipamentos de fisioterapia, como bolas de exercício e faixas elásticas.

 

INTENSIDADE DOS EXERCÍCIOS

No pilates tradicional, os exercícios podem ser intensos e desafiadores, dependendo do nível de condicionamento físico do praticante. No pilates clínico, os exercícios são geralmente mais suaves e focados na reabilitação e prevenção de lesões.

 

MONITORAMENTO

No pilates tradicional há a personalização das aulas em pequenos grupos e o instrutor  monitora o praticante, mas o objetivo é que o praticante seja capaz de realizar os exercícios de forma independente. No pilates clínico, o fisioterapeuta monitora de perto o paciente durante a sessão de pilates, ajustando os exercícios conforme necessário e esse atendimento acontece individualmente.

 

DURAÇÃO DAS SESSÕES

As sessões de pilates tradicionais geralmente duram 50 minutos, enquanto as sessões de pilates clínico podem ser mais curtas, dependendo do objetivo e do nível de condicionamento físico do paciente.

 

PERSONALIZAÇÃO

No pilates tradicional, os exercícios são personalizados para o praticante, mas não levam em consideração lesões ou condições médicas anteriores. No pilates clínico, os exercícios são personalizados para o paciente com base em seu histórico médico e lesões anteriores.

 

QUALIFICAÇÃO DO INSTRUTOR

Para ensinar pilates tradicional, é necessário ter uma certificação em pilates. Mas para ensinar pilates clínico, é necessário ter uma formação em fisioterapia e uma certificação em pilates clínico.

 

Em nossos estúdios todos os instrutores são fisioterapeutas com certificação no método Pilates e temos as duas modalidades à disposição do cliente conforme a sua necessidade e disponibilidade.

Michal ruheen
Michal ruheen

Lorem ipsum ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ex commodo consequat

All Author Posts
Sobre Nós
Hello! My name is Michal ruheen

Maecenas quis magna metus dapibus elementum sit amet venenatis massa.

Newsletter
Post Popular
Related blog

Popular blog

× Como posso te ajudar?